“FORA DA ESCOLA NÃO PODE!” BONITO UNINDO FORÇAS PARA MELHORAR O NOSSO FUTURO.

203

O programa “Fora da escola não pode!” é uma sugestão do Selo UNICEF para os municípios oferecerem mais oportunidades iguais a todos através da educação. Faz parte dos dezessete (17) objetivos que precisam ser alcançados para que tenhamos excelência no cuidado com as nossas crianças e adolescentes. Bonito aderiu ao Selo por que entende a necessidade da melhoria da qualidade de vida da nossa gente. Os objetivos são divididos de acordo com a realidade de cada lugar. Para conseguirmos o selo, precisamos da ajuda de todos! A mobilização da comunidade, a ajuda dos profissionais e a participação dos diversos setores da sociedade podem fazer a diferença. Para isso, nosso primeiro objetivo é a mudança de pensamento. Os anseios precisam vir em primeiro lugar. A posição de cada um nessa busca precisa estar bem definida. Cada lugar com suas demandas especificas e cada pessoa com um caminho traçado. Então é importante saber: Para que tenhamos mais escolas, primeiro precisamos de mais alunos; para que consigamos cursos profissionalizantes, primeiro precisamos de jovens interessados na mudança de postura; Para que a realidade mude, primeiro a nossa sociedade precisa mudar, focar os objetivos e ajudar na construção do caminho. As defasagens do município são o nosso ponto de partida e as melhorias acontecerão com a ajuda de todos.
Não fecharemos os olhos para os problemas. Assim poderemos conseguir essas e outras vitórias em comum, lutando jutos e reconhecendo a nossa parcela de contribuição como a nossa melhor arma para a qualidade de vida em Bonito.
Então, estamos prontos para nos ajudar?! Se você conhece crianças e adolescentes com idade de 4 a 17 anos que estão fora da escola, procure a Secretaria de Educação, a Secretaria de Assistência Social ou a Escola mais próxima. Comunique as autoridades. Ajude a mudarmos a realidade dessas pessoas e a conseguir o reconhecimento desse esforço através do Selo UNICEF. Nosso futuro saberá agradecer.